sexta-feira, 20 de março de 2015

A importância da Escola Bíblica Dominical


  “A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos” Entende-se por Escola Bíblica Dominical (E.B.D) o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus.
 O primeiro Mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Dt 6.7-9).
Com o passar do tempo, o encargo do ensino da Lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes (Dt 24.8) e dos profetas (Is 6.8-10; Jr 11.1-4). Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo (2 Cr 17.7-9).
Nos dias de Jesus, não faltou ensino, pois Ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (Mt 4.23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade ao Seu ministério (Mt 28.19,20).
Mesmo sendo uma instituição moderna, a Escola Bíblica Dominical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando ao povo (Ne 8.1-9).
O ensino na Escola Bíblica Dominical é ministrado com o intuito de alcançar um resultado tríplice: Ganhar almas para Jesus; Promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão; Preparar obreiros para a seara do Mestre.
 Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, quer se trate de crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens ou adultos.
Como agência de formação religiosa, a E.B.D. deve estar devidamente equipada, tanto no que se refere ao corpo docente e ao segmento responsável pelo material didático de apoio como também ao aspecto logístico.
A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos.
Mais do que em qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12.1b).
Em certa ocasião, o próprio Jesus criticou os fariseus dizendo-lhes que, por falta de conhecimento das Escrituras, eles eram levados a erros (Mt 22.29).
O mesmo acontece em nossos dias. A falta de conhecimento sobre o Senhor Jesus leva muitos a negarem a fé, e um grande número é conduzido pelo caminho da perdição. Mas a Bíblia nos ensina: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32).

Seja, pois, um parceiro, apoiador e incentivador permanente da Escola Bíblica Dominical, onde, certamente, você se apropriará de conhecimentos importantes que trarão benefícios não somente nesta vida, mas também para a vida eterna com Cristo Jesus, Senhor nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário